UJC – Estudo. Trabalho. Fuzil.

IMG_4630A base do sistema político cubano está nas organizações populares, é através delas que a população se organiza e participa ativamente da Revolução Cubana. Entre as principais estão a CTC, Central de Trabalhadores de Cuba; a FMC, Federação de Mulheres Cubanas; as FAR, Forças Armadas Revolucionárias; a FEU, Federação Estudantil Universitária e a UJC, União de Jovens Comunistas que, depois do Partido Comunista Cubano, é a mais importante organização política do país.

A União de Jovens Comunistas é a organização de juventude do Partido Comunista Cubano. Ela surgiu a partir da Associação de Jovens Rebeldes (AJR), que era então a instituição que organizava a juventude cubana. No ano de 1962, durante o encerramento do Primeiro Congresso da AJR, Fidel Castro propôs que a entidade passasse a se chamar União de Jovens Comunistas, para reafirmar o caráter socialista e revolucionário da organização e, assim, no dia 04 de abril, foi fundada a UJC.

68983_10151473487827962_315599027_nO ingresso à UJC acontece de forma voluntária. Porém, para que um jovem seja aceito, existe um processo de seleção a partir de seu histórico de militância no seu ambiente de estudo, de trabalho e na vizinhança, como é o caso dos Comitês de Defesa da Revolução (CDRs). A União de Jovens Comunistas é também uma porta de entrada para o PCC, e atualmente conta com cerca de 600 mil militantes com idades entre 15 e 30 anos.

A instituição se organiza em três instâncias: o Congresso, que é a instância máxima de deliberação e se reúne a cada quatro anos; os Comitês, que são divididos em Nacional, Estaduais e Municipais e se reúnem duas, três e quatro vezes ao ano, respectivamente; e os Diretórios, também divididos em Nacional, Estaduais e Municipais, que têm caráter permanente e são responsáveis pela organização da UJC nos períodos entre as reuniões dos Comitês. Nos Congressos participam os delegados estaduais e são eleitos os representantes para os Comitês e Diretórios. Também é nos Congressos que são elaboradas as diretrizes ideológicas para o período.

75519_10151473499667962_1215070472_nUm dos principais focos da atuação da UJC é a formação política da juventude cubana, baseada nos princípios do comunismo e da Revolução Cubana. Além disso, o anti-imperialismo e o internacionalismo também são princípios seguidos pela instituição, que faz parte da Federação Mundial da Juventude Democrática e mantém relações com mais de duzentas organizações de juventude em todo o mundo.

Toda a atuação da UJC está baseada em três pontos fundamentais como princípios para a defesa da revolução: o estudo, o trabalho e o combate. Eles estão representados na bandeira da Organização através das imagens de Julio Antonio Mella (líder estudantil morto durante a ditadura de Fulgêncio Batista), Camilo Cienfuegos e Che Guevara, e do impactante lema: Estudo, Trabalho, Fuzil.

Publicado originalmente no Jornalismo B Impresso.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cuba e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s